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A importância da Gestalt  para criação visual

A importância da Gestalt para criação visual

Postado por Alexandre

Somos confrontados com perguntas como estas antes de começarmos a estudar os princípios da Gestalt associados a criação visual:


Como você pode fazer um infográfico que prenda a atenção do leitor e o mantenha interessado?


Quais são os formatos e cores ideais para chamadas para ação (call to action) em um email marketing?


Quando você deve usar imagens ou vetores em um projeto de design gráfico?


É mais chamativo ter uma tipografia mais elaborada ou uma fonte simples sem serifa?


Para as perguntas acima, não há uma resposta definitiva.


Como profissional da área de design, publicidade ou marketing digital, no entanto, é fundamental que todos os trabalhos sejam visualmente funcionais para o destinatário da mensagem.


Estratégias de percepção e emoção são usadas para conseguir isso, resultando em uma abordagem mais clara e bem-sucedida.


Esses métodos são baseados na pesquisa e interpretação dos padrões comportamentais naturais do nosso cérebro. Eles também são a essência das regras e ideais da Gestalt.


Continue a leitura para entender a importância da Gestalt para criação visual!



O que significa a palavra Gestalt?



Muitas pessoas acreditam que seja o sobrenome do fundador do movimento, um psicólogo.


É, na realidade, uma palavra germânica que significa "forma" ou "figura", e o termo foi adotado por psicólogos e ampliado para significar "todo unificado", ou a percepção da unidade de vários elementos.


A psicologia da Gestalt às vezes é conhecida como "Gestaltismo", "psicologia da forma" ou simplesmente "Gestalt".



Quem fundou o Gestaltismo?



O criador da Gestalt é Frederick Salomon Perls, também conhecido como Fritz Perls.


O Fritz era capaz de se expressar abertamente, e sua presença poderosa inspirava e irritava as pessoas.


Por outro lado, conhecer Fritz Perls nunca seria uma experiência neutra.


Em seu livro sobre Gestalt, John Stevens afirma que Fritz era compassivo e gentil quando as pessoas eram honestas e transparentes, mas implacável diante da desonestidade, e que essa brutalidade também era sua maior virtude para afastar quaisquer ações maliciosas.



Leis da Gestalt



Aqui vemos leis que se surgiram do exame do funcionamento do cérebro durante a percepção de formas e imagens.


A Semelhança, Proximidade, Continuidade, Pregnância, Fechamento e Unidade são as leis da Gestalt. Saiba mais sobre elas a seguir:


  • Lei da Semelhança: declara que imagens semelhantes se inclinam a ficarem conjuntas entre si conforme a captação da mente humana.
  • Lei da Proximidade: unidades próximas têm a tendência a se aglomerar, gerando imagens únicas.
  • Lei da Continuidade: trata sobre os pontos unidos por uma linha reta ou curva que dão a impressão de estarem conectados por uma única linha.
  • Lei da Pregnância (Lei da Simplicidade): afirma que os elementos em um determinado ambiente devem ser vistos da maneira mais simples possível para permitir a assimilação rápida do ambiente ou elemento.
  • Lei do Fechamento: afirma que os elementos que parecem se completar são considerados um único item.
  • Lei da Unidade (Lei da Unificação): para que as imagens abstratas sejam apreendidas pela mente humana, os espaços vazios são preenchidos instintivamente.



A importância do Gestalt no design



A teoria da Gestalt nos ajuda a entender como a informação será transmitida através das formas que criamos no design.


Também auxilia na compreensão e assimilação das informações transmitidas por meio de recursos visuais.


Podemos aprender por que algumas formas nos atraem mais do que outras, por que vemos um objeto de uma certa maneira, e assim por diante, estudando a Gestalt.


Com isso, podemos usar as regras da Gestalt a nosso favor e de forma mais consciente para desenvolver e modificar nossos projetos visuais para atingir nossos objetivos de comunicação.


Aliás, aplicamos inconscientemente os princípios da Gestalt a projetos visuais, porque são leis reguladoras do nosso sistema neurológico. E usamos intuitivamente esses princípios em nossas vidas diárias, em nossos projetos ou ao analisar um projeto para ver se ele é coeso, funcional ou inventivo.



A percepção do todo



Ao construir campanhas, é fundamental manter os olhos e as percepções de seus clientes em mente para garantir que a mensagem seja devidamente internalizada. Ter uma organização visual é assimilada de maneira previsível pelas pessoas neste caso.


Os designers analisaram o processo criativo para ver como eles podem fazer a mensagem principal se destacar como em uma impressão inicial.


Dessa forma, os três elementos chaves para construir as sensações que seu negócio deseja evocar no público é composto pelo cuidado com o tom da comunicação textual, a escolha correta de imagens, símbolos e uma boa estratégia de marketing.



Gestalt e marketing digital



O conhecimento de como as pessoas reagem a um determinado tópico é crucial, pois permite que você construa uma linha de comunicação que convença seu público a comprar seus produtos. Em particular, o produto digital.


As ações de marketing, principalmente digitais, que nos atingem regularmente ajudam a esclarecer qual é a visão gestáltica na comunicação visual. As marcas têm se preocupado cada vez mais com as emoções e sentimentos evocados por seus produtos.


Não é mais suficiente ter um layout interessante, investir na qualidade do conteúdo criado busca impactar, emocionar e evocar sentimentos que os tornarão excepcionais e inesquecíveis para quem é destinatário da mensagem.


Estas são as leis que regem os aspectos do design de campanhas que têm a capacidade de se tornarem memoráveis para o seu público: Semelhança, Proximidade, Continuidade, Pregnância, Fechamento e Unidade.


A velocidade da comunicação está crescendo e fazer com que seu público entenda sua mensagem em questão de segundos é uma questão importante na jornada de posicionamento digital.


E algo maravilhoso acontece quando você se emociona com as coisas que aparecem no seu feed. É um sistema de comunicação completo sendo construído.



Qual o efeito dos princípios da Gestalt na área da criação?



Somos constantemente bombardeados com estímulos visuais relacionados à publicidade (anúncios, vídeos, embalagens de produtos, vitrines, marcas estampadas e identidades visuais). Estes, por sua vez, têm um impacto e atraem nossa atenção.


Um designer inteligente, que entende os princípios da Gestalt, manipula as peças em sua composição para se destacar da multidão, ou simplesmente persuadir o público de que vale a pena olhar.


O leitor passa a direcionar seu olhar a uma ação que o artista deseja, seja pela cor de um call to action (chamada para ação) bem escolhido ou por um belo design de texto e imagem.


Essa indução pode provocar uma variedade de emoções, como:


  • Alegria
  • Curiosidade pelo oculto
  • Harmonia
  • Prazer
  • Surpresa (agradável)
  • Atenção