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Afinal, o que é psicologia das cores? Descubra agora!

Afinal, o que é psicologia das cores? Descubra agora!

Postado por Alexandre

Os artistas, designers, profissionais de marketing, estilistas e outros profissionais que trabalham com produtos e serviços visuais devem entender a psicologia das cores

em sua forma mais básica, a psicologia das cores é um estudo dos significados e efeitos que as cores podem ter no cérebro humano.


As cores podem repelir, aproximar, despertar sensações e até influenciar o desejo. Se você já ouviu algo como "azul transmite tranquilidade" ou "amarelo remete à prosperidade e ao dinheiro", tenha em mente que esses significados fazem muito sentido.


Para você ter uma noção maior de quanto é importante as cores, conforme uma pesquisa realizada por Satyendra Singh, com a Universidade de Winnepeg, 90% das decisões automáticas ligadas às aquisições de produtos são feitas por influência das cores.


Neste guia, veremos tudo sobre a psicologia das cores, desde sua história até como ela é importante para os negócios.


Continue lendo!



O que é psicologia das cores?



A psicologia das cores é um ramo da psicologia que se consentra no comportamento humano em resposta às cores.


Este ramo da psicologia investiga e define os efeitos que as diferentes cores têm nos seres humanos, como mudanças nas emoções, sentimentos, surgimento de desesjos e assim por diante.


Por esse motivo é fundamental aprender a fazer bom uso da importância de tal elemento na transmissão de informações.


Dito de outra forma, as marcas devem estar completamente cientes desses elementos para atingir seus objetivos de marketing.



História da psicologia das cores



Os humanos registram e retratam cores desde os tempos pré-históricos, começando com pinturas rupestres.


As cores e seus efeitos seriam posteriormente estudados por renomados filósofos gregos, incluindo Aristóteles, que discutiu as cores fundamentais em suas misturas.

Aliás, quando Isaac Newton escreveu que a luz branca foi dividida em cores distintas quando passou por um prisma no século 17, ele elaborou a primeira teoria das cores.


De acordo com Isaac Nweton, a luz do sol pode ser dividida em muitas cores formadoras de outras cores.


No entanto, os impactos das cores na mente humana (nos quais mais nos interessam) foram explorados pela primeira vez no século 19 pelo famoso escritor Wolfgang von Goethe.


Goethe se concentrou no que chamou de "influência moral-sensorial" das cores, além de refutar Newton e demonstrar que todas as outras cores são mais escuras que o branco.



Psicologia das cores x Significado das cores



O significado das cores é mencionado sempre que a psicologia das cores é tratada.


Mas qual é a distinção entre esses termos?


O significado das cores é um termo derivado da psicologia das cores, no entanto, dependendo da situação, essas terminologias podem ser diferentes.


Através da investigação empírica, a psicologia investiga a relação entre cores e sentimentos, memórias e emoções. O significado da cor, por outro lado, é usado para transmitir quais sensações e emoções que estão ligadas a uma determinada cor.


Também é crucial lembrar que as cores podem ter conotações distintas e diferentes circunstâncias, como crenças populares, superstições e espiritualidade.


Por isso, antes de tomar um decisão sobre uso de certas coisas é fundamental entender seu público-alvo e o significado de cada cor.


Aprender sobre o contexto de seus clientes em potencial pode ajudá-lo a evitar tomar decisões erradas e a fortalecer sua marca, vinculando-a ás cores "certas" para seu mercado-alvo.



Qual o significado de cada cor?



Os profissionais de todas as áreas consideram o significado das cores diariamentes ao investir em um novo projeto.


Designer, por exemplo, sempre (ou quase sempre) presta muita atenção a proposta que estão trabalhando ao decidir qual paleta representará melhor um projeto para determinada marca.


Para facilitar as coisas para esses profissionais, pesquisadores do No Film School compilaram uma lista de significado das cores:


  • Vermelho: raiva, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra e violência.
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, realização, romance, fascínio, brincadeira, leveza, doçura e feminilidade.
  • Amarelo: erudição, conhecimento, descanso, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, clareza e luminosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, ganância e decepção, doença e perigo.
  • Laranja: a experiência dessa cor evoca sentimentos de calor, excitação, entusiasmo, transformação, expansão e vitalidade.
  • Verde: cor associada à natureza, riqueza e juventude. É uma cor da natureza. Além de que está ligado à renovação, crescimento e realização.
  • Azul: representa inovação, tecnologia, juventude e alegria. A cor azul evoca sentimentos de segurança e compreensão. Promove o bem-estar emocional e serve como sinal de lealdade, confiança e tranquilidade.
  • Roxo/Violeta: está associado ao mundo místico e carrega conotações de misticismo, encantamento e mistério. Roxo evoca sentimentos de melancolia e introspecção. Promove a comunicação com o lado espiritual, limpa o corpo e a mente e alivia as preocupações e outras preocupações.
  • Marrom: por ser uma cor da terra e da madeira, também está ligada à natureza. Assim, a cor marrom também pode ser associada a itens naturais e a um estilo de vida saudável.
  • Preto: cor mais robusta e neutra. É frequentemente conectado com graça e força. Tal como acontece com o violeta, esta cor evoca uma sensação de mistério e está associada ao terror, curiosidade e, ocasionalmente, à lembrança emocional. Além disso, é visto como tendo um cor machista e distante.
  • Branco: o branco simboliza tranquilidade, pureza e limpeza. Às vezes é referido como a "cor da luz" devido à sua capacidade de refletir todas as cores do espectro visível. Essa cor reflete todos os raios de luz, garantindo total transparência. O branco também é uma cor associada à calma, espiritualidade, pureza e virgindade.
  • Prata: uma cor associada à riqueza e ao prestígio. É visto como uma cor refinada associada à vitalidade feminina, riqueza e modernidade.
  • Ouro: a cor dourada simboliza sucesso, realização e triunfo, bem como abundância e prosperidade, luxo, prestígio, refinamento, valor e elegância.



Por que a psicologia das cores é importante para os negócios?



As técnicas de marketing dependem muito de imagens. É possível influenciar os consumidores e atrair sua atenção simplesmente olhando para uma peça visual.


Por outro lado, os textos exigem participação e interesse do consumidor para que ele possa ler e interpretar a mensagem. Um processo mais demorado, enquanto as imagens têm um impacto imediato.


Ou seja, as cores desempenham um papel importante no visual. Depois de saber o que cada cor significa, você será capaz de produzir peças visuais que têm uma melhor possibilidade de chamar a atenção do seu público-alvo.


Escolher as cores adequadas também ajudará na criação de uma indentidade de marca coesa que facilitará a conquista do seu público alvo. Essas decisões ajudarão a comunicar mais claramente os ideais da empresa, facilitando o processo de identificação do público.