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Conhece o termo cringe? Aprenda tudo sobre ele aqui!

Conhece o termo cringe? Aprenda tudo sobre ele aqui!

Postado por Alexandre

No mundo de hoje, a mudança digital é uma realidade já algum tempo presente, mas nem sempre foi assim para pessoas nascidas nas décadas de 1980 e 1990, por exemplo.


Apesar de que os recursos tecnológicos sempre estiveram disponíveis para um público mais jovem.


Essa característica é uma das causas de tantas disparidades entre gerações que, no entanto, estão extremamente próximas, bem como o primeiro passo para compreender o que é cringe.


A palavra em inglês ganhou força nas mídias sociais, revelando diferenças comportamentais consideráveis entre os Millennials e a Geração Z, apesar de terem apenas alguns anos de diferença.


Mas o que isso tem a ver com a realidade da sua empresa?


TUDO!


Afinal, um dos termômetros mais importantes para qualquer estratégia de marketing ou publicidade é o comportamento do seu público. Que tal, então, se aprofundar um pouco mais sobre o termo cringe?


Continue a leitura deste conteúdo para tirar todas as suas dúvidas!



O que é cringe?



Para começar, é importante notar que a geração mais jovem acusando a geração mais velha de estar fora da realidade e velhos demais para entender certos assuntos.


E a palavra cringe significa literalmente "vergonha alheia". Os internautas mais velhos, segundo jovens com menos de 20 anos, passam cada vez mais vergonha na internet. Claro, os indivíduos das décadas de 1980 e 1990 se sentiram ofendidos pelo novo termo usado pelos mais novos.



Como surgiu o termo cringe?



No ano de 2022, o termo "cringe" recebeu muita atenção. A palavra em inglês consiste em uma gíria que se refere a situações desconfortáveis e embaraçosas de uma pessoa.


O termo, que se traduz como "vergonha alheia", se espalhou graças aos usuários de mídia social.


As pessoas na internet usam a palavra "cringe" em vários contextos, por exemplo, o termo está relacionado com celebridades, música e filmes, etc.


O termo também tem sido usado principalmente para justificar práticas e atitudes em conversas entre as gerações Millennial e Z.



Por que o termo se popularizou e se tornou polêmico?



Por serem duas gerações muito próximas e já conectadas à internet, o debate entre os usuários ficou muito acalorado, e o termo ganhou mais exposição. Os usuários também começaram a compartilhar atitudes e hábitos que os deixavam desconfortáveis, ou se defender de acusações, em resposta à primeira consulta do influenciador.


Com isso, o termo ganhou ainda mais força nas redes sociais, tornando-se um tópico de discussão em uma ampla gama de canais e ciclos sociais.


Outras gerações, como os baby boomers, a Geração X e a Geração Y, foram convidadas a participar do debate. Apesar do clima descontraído, o termo cringe ressaltou a importância de uma marca conhecer seu público-alvo.



Conflitos geracionais



O uso da gíria "cringe" ajudou a definir os contrastes entre as gerações "Millennials" e "Geração Z". As características, o modo de pensar e o comportamento das pessoas de ambas as gerações estão sendo questionados e estão sendo vinculados a serem muito agitados ou idosos.


As pessoas nascidas durante as décadas de 1980 e 1990, conhecidas como "Millennials" ou "Geração Y", são distintas daquelas nascidas após meados da década de 1990, conhecidas como "Geração Z" - às vezes conhecidas como "GenZ", "pós-Millennials". e outros termos.


A produção de informações explicando a expressão “cringe” e as gerações Millennials e Z na Internet aumentou nos últimos anos, indicando que o termo ainda é popular entre os consumidores digitais.


O meme é frequentemente usado em tweets, incluindo listas de atitudes e costumes que os seguidores consideram "vergonhosos".


Existem vários tweets no Twitter sobre o termo “cringe” e suas diversas aplicações. Os conteúdos variam de acordo com a criatividade de quem elabora os memes, desde perfis oficiais que ingressam na polêmica até adaptações de letras de músicas.


O debate continua nas redes sociais, e o termo "cringe" se tornou uma gíria para algo que deixa as pessoas desconfortáveis. Questões envolvendo diferentes gerações amplificam as disputas e fornecem subsídios para comentários dos usuários.



O que precisa fazer para ser cringe?



Existem algumas "ações cringes" conforme os internautas da Geração Z, que são, a propósito, principalmente coisas adultas. Algumas das ações cringes incluem falar "litrão" e "boleto", tomar café e até assistir a série Harry Potter. Outras ações são:


  • Entretenimento: o gosto pelo seriado americano “Friends” ou pela novela mexicana “A usurpadora” é uma das características do público cringe. Outras atividades dignas de ser cringe incluem ler o jornal e ouvir pagode ou rock dos anos 90.


  • Visual: cringes podem ser caracterizadas por seus jeans finos ou de cintura baixa e seus cabelos repartidos para o lado.


  • Comportamento: uso de "rs" ou "hahaha" no WhatsApp e outras conversas do messenger, além de iniciar uma frase com letra maiúscula, usar emoticons literalmente e falta de paciência ao assistir vídeos do TikTok. Mais um ponto que é cringer é usar o Facebook para postar fotos do Instagram com várias hashtags.



Como saber se uma pessoa é cringe?



Se você não tiver certeza se tem atitudes cringes além de sua data de nascimento, faça um teste para descobrir. Um dos mais conhecidos no momento vem do BuzzFeed, que você encontra aqui.


Você deve responder a perguntas como "Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar?", "Que roupas e sapatos você usaria no seu visual?", "Como você fala no WhatsApp?" e "Quais são suas bebidas favoritas?".



Como uma marca pode evitar que seja taxada como “cringe”?



Não é sempre necessário manter sua marca fora desses debates, independentemente da polêmica em torno do termo?


Você já se perguntou se o seu negócio é rotulado como digno de cringe?


Pode parecer insignificante, mas nunca é uma coisa boa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para evitar isso!



Busque sempre inovação



A grande conversa sobre o cringe demonstra como as gerações percebem cada detalhe de forma diferente, por esse motivo investir na experiência do usuário é fundamental para que sua marca se destaque em um mercado tão competitivo.


Com as tendências mudando tão rapidamente, é fundamental que você consiga acompanhá-las e encontrar maneiras de tornar a experiência do usuário positiva durante toda a jornada de compra.



Conheça muito bem a sua persona



O aspecto mais crucial de qualquer negócio é identificar e definir sua persona.

Quando se trata de não ser cringe, sua persona se torna ainda mais relevante, devido à constante mudança nos hábitos dos clientes. A diferença de percepção entre o público sobre um determinado assunto é bastante importante, portanto, o debate sobre o termo cringe deve servir como um lembrete para acompanhar as mudanças e o feedback de seus clientes.



Forneça comunicação personalizada nos canais de comunicação



Qualquer empresa que queira se manter relevante precisa estar nas mídias sociais, mas é como você se comunica por meio dessas plataformas que o diferencia da concorrência.


Por esse motivo, investir em comunicação personalizada terá impacto na forma como seu público interage com a marca e permitirá que eles se identifiquem com ela.

Aliás, a falta de conexão com o público e as respostas automáticas dão a impressão de uma organização mais inflexível que não tenta se aproximar do público.



Incorpore os valores da sua marca nas comunicações da sua empresa



De acordo com uma pesquisa da revista Forbes, 75% dos entrevistados da geração do termo cringe, querem se conectar com empresas que se preocupam com questões sociais.


Por esse motivo, definir os valores da sua empresa e incorporá-los às mensagens da sua marca é fundamental para o envolvimento do seu público com você.