logo|blog.

hero
Blog da Innovation Brindes

Junte-se a nós e fique por dentro das novidades do mercado de brindes promocionais.

Dia do cliente: Não esqueça de dar um brinde

Dia do cliente: Não esqueça de dar um brinde

Postado por Alexandre

O dia do cliente aqui no Brasil é comemorado desde setembro de 2003 e surgiu no Rio Grande do Sul. O objetivo maior dessa data é movimentar o comércio em setembro, mês que não têm datas comemorativas e, por conta disso, uma época mais fraca para as vendas.


Estreitando a relação entre consumidor e loja no país, a data foi aderida por diversas empresas, pois esse é um dia de excelente oportunidade para melhorar os laços existentes e aproveitar descontos e promoções.


Ao longo do conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o dia do cliente e como ele se tornou uma data forte nos últimos anos. Além disso, sem sair do mercado de brindes, vamos falar como conquistar e motivar o seu cliente, o presenteando em um dia especial como esse, da maneira certa.


Continue a leitura e confira o conteúdo completo que a Innovation Brindes trouxe sobre o dia do cliente no Brasil.



Como surgiu o dia do cliente?



O Dia do Cliente foi criado pelo empresário João Carlos Rego. João é um gaúcho especialista em marketing que decidiu homenagear os clientes criando a data, para que o consumidor seja valorizado através de ofertas no mês de setembro.


Considerando essa relação direta com o consumidor, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e comerciantes, o empresário criou a data, que já é comemorada em 14 estados do país.


Mais do que oferecer benefícios e boas condições de compra, a data é focada na valorização do cliente. De fato, ele é todo o centro da relação de consumo e as empresas só ganharam com a criação deste dia dedicado ao seu cliente.


Por isso, no Dia do Cliente, muitas lojas e marcas oferecem brindes personalizados e focam suas campanhas em dar destaque à história e ao relacionamento com os seus clientes.


Porém, é claro que as promoções também têm seu papel essencial na data, até porque, nada agrada mais o consumidor do que economizar um bom dinheiro.

O dia do consumidor acabou se tornando um marco em um mês do ano que não tem datas comemorativas e hoje se torna especial para ajudar nas campanhas de marketing das empresas.



Qual a importância desta data?



Da mesma forma que o Dia do Consumidor, que celebra os nossos direitos com promoções e condições de compra incríveis, o dia do cliente é uma data com foco em todos os clientes e, sabendo aproveitar isso, é um prato cheio para qualquer organização usar uma boa campanha de brindes.


Com empresas cada vez mais focadas no cliente, a data tem crescido muito. De acordo com o Google, ela já chegou a ser até mais pesquisada do que o Dia do Consumidor.


Portanto, se a sua empresa tem clientes que adoram promoções e não perdem a oportunidade de garantir o seu produto sempre que tem uma oportunidade, o dia do cliente deve ser aproveitado de todas as formas possíveis.


Quando pensamos em fidelização, o dia do cliente tem uma importância ainda maior para as empresas. Ao ter um contato maior com o consumidor final, fazendo com que ele se sinta mais próximo da marca, é o primeiro passo para conquistar isso da maneira certa.


Hoje em dia, diversas empresas buscam a fidelização do cliente, pois é algo que garante que ele fique por anos consumindo os produtos e serviços oferecidos, mas também um cliente fiel acaba trazendo bastante retorno.


O cliente fiel a marca mantém o antigo marketing “boca a boca” vivo, pois ele fala bem em seu círculo de amigos. E quando ele é valorizado pela marca através de um brinde no dia do cliente, isso acaba deixando esse laço ainda mais forte.



Brindes para o dia do cliente com foco em fidelização



A primeira coisa que falamos sobre brindes para o dia do cliente ou qualquer outra ocasião é que eles sempre agradam. Pessoas gostam de receber presentes, pois se sentem valorizadas e isso faz com que a empresa esteja à frente quando falamos em fidelização de clientes.


Para entender melhor isso, existem alguns brindes que tem como foco principal a fidelização. Entender esses pontos faz com que você saiba usar ao seu favor e garantir que o produto e apresentação sejam sempre lembrados.



Brinde com estratégia de marketing



Todos nós somos seres emotivos, certo? É muito difícil encontrar alguém que não goste de ganhar presentes. Quando recebemos um brinde nossas emoções são invadidas por um sentimento positivo de atenção e afeto por parte de quem está ofertando o brinde, no caso a empresa.


Se o objetivo é fidelizar o cliente, um brinde criativo funciona como um objeto capaz de fazer com que o consumidor automaticamente se lembre da marca de uma forma positiva sempre que o estiver utilizando.


Por conta disso, a melhor estratégia é estreitar o relacionamento com o público através dos brindes. Isso é algo relativamente barato, quando colocamos na balança o retorno que pode trazer para a empresa, então foque justamente nesse ponto. Você só precisa de opções certeiras e customizá-las para que os objetivos sejam associados a marca.



Brindes personalizados são importantes



Tão importante quanto escolher um brinde barato para a sua campanha de marketing é personalizá-lo, ou seja, fazer com que o objeto traga um pouco da identidade da sua marca. Esse efeito pode ser alcançado com uma imagem ou logotipo.


De fato, a comunicação visual é um ponto extremamente importante em uma estratégia de brindes.


Sem uma característica que mostre claramente que aquele brinde é um produto ofertado exclusivamente pela sua marca, e não por um concorrente, o objetivo da campanha não será atingido. O ponto alto dessa estratégia não é apenas dar alguma coisa para o cliente, mas criar um valor no brinde, criando um vínculo de aproximação.


O brinde personalizado para o dia do cliente pode ajudar a sua empresa a alavancar no mercado buscando a fidelização. Para que a estratégia seja cada vez mais efetiva, é preciso de parceiros como a Innovation Brindes que entendem do assunto e conta com os melhores brindes do mercado.