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Blog da Innovation Brindes

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Entenda a importância dos brindes em ações de marketing

Entenda a importância dos brindes em ações de marketing

Postado por Alexandre

Não é de hoje que os brindes em ações de marketing tem uma importância enorme para compor as campanhas em diferentes segmentos do mercado. Com eles, uma marca consegue atrair e fidelizar os seus clientes, mostrando que está preocupada em agradar através de um bom tratamento.


Todos nós, em algum momento, já recebemos um brinde por ter feito determinada compra de produto, seja por indicação de amigo ou até mesmo, por ser impactado por uma campanha nas redes sociais.


As empresas de hoje, sempre estão buscando novas alternativas para reter os seus clientes, além de tornar a marca mais conhecida no mercado. De fato, os brindes em ações de marketing tem uma grande importância nessa parte de aquisição.


Portanto, ao longo deste conteúdo você vai entender melhor essa importância e porque as empresas devem investir em brindes promocionais para melhorar as suas campanhas. O retorno disso pode ser algo incrível para a empresa e deve ser bem explorado.


Continue a leitura do texto para saber mais sobre o assunto!


Entenda o conceito de brinde personalizado


Os brindes são estratégias de marketing promocional, sendo muito poderosos e eficazes porque ajudam a fidelizar os clientes e a expandir a marca no mercado. Ou seja, uma das estratégias para a empresa crescer, tanto com novos clientes quanto com os antigos, é através de brindes em ações de marketing.


De fato, é uma ação fundamental para qualquer tipo de negócio. As empresas também podem investir em brindes personalizados, sendo eles distribuídos para o seu público interno - e mais importante - que são os colaboradores e para o público externo que são os clientes, fornecedores e parceiros.


Portanto, uma empresa que presta serviços de consultoria em escritório, pode entregar diversos modelos de brindes, por exemplo:


  • Canetas;
  • Squeezes;
  • Mochilas;
  • Canecas;
  • Porta canetas;
  • Entre outros.


As pessoas que recebem um agrado como esse, se sentem mais próximas da empresa e expressam um sentimento de gratidão. Todos os consumidores gostam de receber essa recompensa, principalmente quando ela é personalizada.


A marca demonstra a importância com seus clientes e o quanto precisa deles para se manter ativa no mercado. Em vista disso, podemos dizer que essa estratégia é um cuidado a mais que a organização pode ter com o cliente, garantindo uma boa experiência para ele não apenas na compra do produto, mas também no atendimento.


Os colaboradores também se sentem mais felizes, motivados e satisfeitos quando são lembrados pela empresa. Perceber que organização realmente se preocupa com a sua satisfação é algo que aproxima ele dos valores pregados diariamente e isso transparece em seu trabalho.


Você pode aproveitar para imprimir o logo da sua marca e toda vez que o cliente ou funcionário for utilizar o brinde, vai se lembrar de você. Em outras palavras, você se coloca nas mãos do seu público.


Importância dos brindes nas ações da empresa


Desde um modelo de brindes mais simples, como uma caneta, até um mais elaborado e específico, como kit de vinhos personalizado, esses itens são muito importantes para as empresas por diversas razões. Ele é capaz de fortalecer o branding da marca, ou seja, e melhora a maneira como a sua empresa se posiciona na mente do consumidor.


Todavia, você precisa entender que apenas distribuir brindes não é o suficiente para criar laços com essas pessoas. O momento da entrega é muito importante, por exemplo, durante um evento em que sua empresa está participando.


Existem pontos importantes para tornar o brinde personalizado algo que traz retorno para empresa e, para entender melhor isso, confira os tópicos abaixo.


Relacionamento com clientes


O mercado está cada vez mais competitivo. A cada dia, ganhar a atenção e a confiança do consumidor se torna mais complicado, mas não impossível. Por isso, estreitar o relacionamento com os clientes é essencial para criar laços emocionais com eles, que não se quebram tão facilmente.


Através dos brindes personalizados, a sua empresa passa a ter uma ferramenta poderosa de relacionamento. Ou seja, é possível utilizá-los ao longo do ano, em datas comemorativas, promoções ou como vantagem para os clientes mais fiéis, por exemplo.


Assim, como já mencionamos um pouco acima, eles se sentem valorizados pela empresa e acabam passando isso para frente. Até porque, o melhor marketing que existe é um cliente falando bem da sua empresa em seu círculo de amigos.


É importante também pensar em brindes adequados ao ticket médio da sua empresa. Em negócios B2B, por exemplo, onde o ticket é mais elevado, geralmente os brindes são mais sofisticados. Um bom exemplo disso são os kits de vinho personalizados e kits de queijo.


Já no varejo, os brindes tendem a ser mais básicos, para alcançar maior volume de pessoas, mas também são importantes. Um exemplo de brindes para varejo, geralmente, são as mochilas-saco personalizadas e canetas personalizadas.


Brindes no endomarketing


No endomarketing, os brindes personalizados têm o papel de manter a sua marca no coração dos colaboradores, mesmo que eles estejam em suas queridas férias, onde muitos pensam que o funcionário quer se livrar da empresa. Os brindes no endomarketing servem para mudar esse tipo de pensamento.


Para isso, eles podem ser utilizados em diferentes ocasiões e estratégias. Um bom exemplo disso são ações de incentivo que são realizadas entre os vendedores. Em diversas empresas funcionam dessa maneira: dependendo do número de vendas e, ao bater a meta, o colaborador recebe prêmios da empresa, como coolers personalizados e caixas de som.


Outro exemplo é a distribuição de brindes em momentos especiais, como uma mudança de sede, o alcance das metas anuais ou o aniversário do próprio funcionário.

Com isso, a equipe passa a se sentir mais valorizada pela empresa e isso afeta em sua produtividade, relacionamento com o cliente final e outros pontos importantes.


Os brindes personalizados em ações de marketing, seja dentro ou fora da empresa, tem um papel importante para o crescimento dela no mercado. Não pense duas vezes e comece a planejar uma ação de marketing usando isso ao seu favor.